quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O que é a Vida ?

O que é a vida ?

A vida (do latim vita) é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo; a condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um processo contínuo de relacionamentos.

O que é a Morte ?

É o desprendimento do espirito ao corpo físico. Onde os laços são desacoplados da matéria.
Após esse desprendimento, o espirito tem o livre arbítrio, para seguir em vossa evolução, ou ficar presos nos ressentimentos vividos aqui no plano terreno.
Muitos espíritos ficam presos aqui na Terra, para prejudicar aqueles que fizeram algum mau pra eles, outros ficam para "gozar" da vida mais um pouco bebendo ou fumando, outros ficam presos aos bens materiais, são muitos os motivos.
Os espíritos mais elevados, segue em vosso destino, primeiro se restabelecendo energeticamente, para depois poder seguir em vossa evolução, auxiliando aqueles que tanto necessitam.


A maioria das pessoas quando pensa na morte pensa naquele momento em que a pessoa para de respirar, fica inanimada e é enterrada. Esse é um dos tipos de morte, mas é importante que conheçamos todos os três tipos relatados na Bíblia para que tenhamos uma compreensão mais completa sobre ela.

1 – A morte física

Esse é o tipo de morte mais conhecido: É quando o nosso espírito é separado do nosso corpo. Quando isso acontece nosso corpo fica inanimado e apodrece. A Bíblia nos diz que esse tipo de morte foi consequência do pecado lá no jardim do Éden “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” (Gn 3. 19). Assim, todos os descendentes de Adão e Eva passam pela morte física, o que inclui cada um de nós. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5. 12).

2 – Morte espiritual

Esse tipo de morte é experimentada em vida. Mas como assim? Eu explico: Isso acontece porque essa morte significa a separação espiritual de Deus. Sim, a Bíblia considera a pessoa sem Deus, morta espiritualmente. Essa morte espiritual se dá por causa do pecado que reina em nossa vida. Sem Cristo todos estão nessa condição de morte espiritual. “Ele [Jesus Cristo] vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados…” (Ef 2. 1). Como vemos no verso bíblico, todos estávamos mortos espiritualmente (separados de Deus pelo pecado). Porém, essa condição de morte pode ser mudada pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo, que é a nossa salvação: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2. 8). Sem receber essa graça pela fé, todos estão mortos espiritualmente diante de Deus.

3 – Morte escatológica ou morte final

Essa é a morte mais terrível e é decorrente da morte espiritual. Ela também significa uma separação espiritual de Deus, mas dessa vez uma separação eterna. Os que passarem por essa morte, que também é chamada de “segunda morte”, terão como destino final o local de tormentos eternos comumente chamado pela Bíblia de inferno e lago de fogo. “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Ap 20. 14). Os que passarão por essa morte serão todos os não-salvos condenados pela justa justiça de Deus no último dia. “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25. 41).

Confesso que o tema é bastante pesado, por isso, quero deixar uma palavra de esperança que nos mostra que se nos rendermos ao senhorio de Jesus Cristo, pela graça de Deus mediante a fé, somos justificados e não sofreremos a morte final, pelo contrário, gozaremos a vida eterna ao lado de Deus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá…” (Jo 11. 25).



O que é Egoísmo ?

Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias.

Egoísmo é um exclusivismo que faz o indivíduo se referir tudo a si próprio. É um orgulho, uma presunção.

A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta.

Perfeccionista

Constroem a vida e ganham afeto daqueles que estão ao seu redor sendo perfeitos. Se consideram seres superiores. Julgam os demais pelos erros cometidos. Têm pavor de cometer erros. São meticulosos e extremamente críticos consigo mesmos. São compulsivos e metódicos. Voláteis, com predisposição a guardar ressentimentos. Tendem a ter pensamentos extremistas: branco ou preto / bom ou mal.

Altruísta

Conseguem o afeto dos outros oferecendo-os ajuda. Manipulam a vida dos demais. Oferecem uma entrega pessoal de forma altruísta e generosa. Colocam as necessidades alheias à frente das suas. Garantem satisfação sentindo-se indispensáveis. Precisam se libertar. Modificam sua própria personalidade para adaptar-se às necessidades dos demais. Usam da empatia como estratégia para ganhar ou diminuir o afeto dos demais.

Executor

Conseguem carinho através do sucesso e de sua imagem, que se torna imprescindível. Seu principal interesse é o trabalho. Seus sentimentos são esquecidos enquanto trabalha. São competitivo e eficazes. Temem o fracasso. Seu coração e seus sentimentos são esquecidos e substituídos pelo trabalho. “Sou o que faço.” Consideram como real a imagem fictícia criada por eles.

Romântico

Desejam o inalcançável, o mais difícil de se conseguir. Evitam o comum. Têm uma baixa auto-estima. Vivem como se a vida fosse uma representação teatral (uma comédia, um drama, etc.). Não enfrentam a vida com valentia e sentem afinidade com as artes dramáticas. São pessoas melancólicas, sensíveis e profundas emocionalmente.

Observador

Precisam de privacidade e não costumam se envolver. Se mantêm afastados do afeto e das emoções. Precisam de lugares onde se sintam protegidos e dos quais possam limitar o contato. Constumam se conformar com o tempo livre que têm. Dividem a vida em pequenas parcelas. Seu desejo é conhecer a chave do funcionamento do mundo.

Soldado

Costuma evitar a ação. São ansiosos e leais. Céticos, temem traições. Seu lema é: pensar ao invés de agir. Podem tanto se submeter a algo, como podem se revoltar contra autoridades. Se identificam com as causas dos menos favorecidos. Lideram a oposição. Têm medo de encarar a própria ira e também temem a ira dos demais.

Sonhador

Desejam levar uma vida maravilhosa. Elaboram grandes ideias. Procuram trabalhos prazerosos. Contagiam com seu entusiasmo. Evitam o sofrimento e o conflito. O encanto e o otimismo são sua defesa.

Chefe

São controladores e impulsivos. Protegem a si mesmos com o poder que têm. Exigem o contato e defendem seus entes mais próximos. Estabelecem regras em seu trabalho e em sua vida pessoal. Se preocupam com a justiça e evitam a fraqueza. Precisam estabelecer limites. Não existem pontos medianos em suas ações.

Mediador

Possuem a habilidade de se relacionar com todos. Buscam a neutralidade. Evitam conflitos. Agem de acordo com seus costumes. Costumam se incomodar com as mudanças. O isolamento não faz parte de sua rotina. A raiva ou a chateação soam distantes e causam separações. São, de certa forma, pacientes e teimosos. Esperam que o tempo solucione os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário